Você sofre com o irritante zumbido no ouvido? Hoje vamos te contar tudo sobre o tinnitus, um dos sintomas da perda de audição. Acredita-se que aproximadamente trinta milhões de pessoas sofram com zumbido no ouvido no nosso país.
De um leve clique até um irritante som de cachoeira, o zumbido no ouvido é bem mais sério do que você imagina.
O que é o zumbido no ouvido?
Também chamado de tinnitus, acúfeno ou ainda tinido, o zumbido no ouvido é uma percepção sonora e que pode ser um sintoma da perda de audição. No caso das perdas auditivas ele ocorre quando nosso cérebro percebe que estamos perdendo a audição e tenta “ajustar o volume”.
O zumbido no ouvido tem diversas percepções. Pode parecer um zumbido de abelha, cliques, estalos, apitos ou pode até mesmo lembrar o som de uma cachoeira. Aqui é importante salientar que o zumbido no ouvido tem diversos níveis. Ele pode ser bem forte ou percebido apenas durante o silêncio, normalmente no período da noite, ao se deitar.
Atingindo de 10 a 15% da população, o zumbido no ouvido tem tendência a ser mais comum em idosos, mas todas as faixas etárias estão propensas a ele.
Pacientes diagnosticados com zumbido no ouvido tem grandes dificuldades em realizar até as tarefas mais simples, como ficar em silêncio, por isso é tão importante procurar um médico assim que o Zumbido for notado.
Causas do zumbido no ouvido
O zumbido no ouvido pode ter diversas causas. As mais comuns são:
- Exposição a ruídos intensos (acima de 85 decibéis);
- Excesso de cera nos ouvidos;
- Envelhecimento;
- Ouvir música muito alta com fones de ouvido;
- Ansiedade e depressão;
- Tumores;
- Distúrbios no metabolismo.
Existem outros diversos fatores que podem causar zumbido no ouvido, entretanto, essas são as mais comuns.
Como dito anteriormente, o zumbido no ouvido pode ser um sinal de que você está perdendo a audição. Ao sentir zumbido no ouvido o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista o mais rápido possível.
Zumbido no ouvido pode ser surdez?
Sim, mas ao contrário do que pensam o zumbido no ouvido não causa a surdez. Ele é um sintoma que se for tratado a tempo, pode ser revertido.
Nosso cérebro trabalha de forma automática. Podemos dizer que ele é o equipamento mais moderno do mundo.
Quando ele percebe que estamos com problemas na audição, ele tenta regular o nosso ouvido, gerando assim os insuportáveis zumbidos.
É de extrema importância , se você sofre com zumbido no ouvido, procurar um médico para começar o tratamento imediatamente e evitar pioras no quadro.